Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
     
Logo da D.E. Publicado por: GRAZIELA TICIANELLI FREITAS
Publicado em: 13/11/2017 às:09:48

EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 - PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO


DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JAÚ
PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO
 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - 2018
A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Jaú torna pública a abertura de inscrição, específica para o credenciamento de docentes, interessados em atuar no ano de 2018, nas Escolas da Diretoria de Ensino Região Jaú, para desempenhar as atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, nos termos da Resolução SE 41, de 22/09/2017.
  • DAS INSCRIÇÕES
O candidato deverá realizar  sua inscrição pessoalmente na SEDE da Diretoria de Ensino da Região de Jaú, na Rua  Tenente Lopes, nº 633 – Centro,  em Jaú - SP
Período de inscrição: 21/11/2017 a 27/11/2017
Horário de atendimento: das 9:00 h às 12:00 h e das 14:00 h  às 16:00 horas.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição que o candidato deverá trazer preenchida

 
II - DAS CONDIÇÕES
Poderão se inscrever docentes, devidamente inscritos para o processo regular de atribuição de classes/aulas para o ano de 2018, na seguinte conformidade:
Para a seleção dos docentes que desempenharão as atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, observado o contido nos artigos 1º , §  1º e § 2º e artigos 3º e 4º da Resolução SE 41, de 22/09/2017, e de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
I – docente readaptado, verificada a compatibilidade de seu rol de atribuições estabelecido pela Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde- CAAS. O docente readaptado somente poderá exercer a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário em unidade escolar de sua classificação, devendo, em caso de escola diversa, solicitar previamente a mudança da sede de exercício, nos termos da legislação pertinente.
II-Docente titular de cargo, na situação  de adido, cumprindo horas de permanência na composição da jornada de trabalho;
III – docente ocupante de função-atividade, que esteja cumprindo horas de permanência  correspondente à carga horária mínima de 12 horas semanais; (Categoria F)
IV – docente classificado na unidade escolar com aulas regulares atribuídas, cuja carga horária total possa ser completada na conformidade da legislação vigente. (Efetivo/Categoria F)
Artigo 7º - O Professor Mediador Escolar e Comunitário, a que se refere o artigo 6º, exercerá suas atribuições pela carga horária correspondente à da Jornada Integral de Trabalho Docente ou Jornada Inicial de Trabalho Docente, de acordo com as necessidades da unidade escolar.
III – DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
Para confirmação do credenciamento, o docente deverá apresentar:
  1. RG , CPF ,  hollerith  (xerox).
  2. Diploma ou Certificado de Licenciatura Plena e Histórico Escolar ( Xerox)
  3. Comprovante de inscrição informatizada para o processo de atribuição de aulas -2018, contendo informações sobre a categoria do candidato e a opção por atuar em Projetos da Pasta, Professor Mediador;
  4. Certificados de cursos  ou comprovar  participação  em  ações  ou projetos relacionados a temas como: Direitos Humanos,  Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa, Bullying, articulação comunitária, entre outros. ( Xerox)
  5.   Carta de motivação em que apresente exposição sucinta das razões pelas quais opta por exercer as funções de Professor Mediador Escolar e Comunitário, considerando as atribuições previstas no Parágrafos 1º e 2º do Artigo 1º e Artigos 3º e 4º  Resolução SE 41/2017.
 IV -  Do Credenciamento / Classificação dos candidatos
   Os interessados serão credenciados pelos Gestores Regionais do Sistema de Proteção Escolar acompanhados pela Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino, ouvida a Equipe Gestora da escola contemplada, por meio da avaliação de perfil do docente candidato e dos demais aspectos relacionados no item IV deste Edital.
Após aprovação do perfil dos candidatos ao exercício das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, a Diretoria de Ensino procederá o credenciamento dos candidatos, com vistas à atribuição, obedecendo a ordem de prioridade estabelecida no artigo 6º da Resolução SE 41, de 22/09/2017.
Serão observados para classificação dos candidatos, nas Unidades Escolares contempladas com o Projeto  PMEC os seguintes itens:  
1 - apreciação de carta de motivação, a ser apresentada pelo docente, contendo exposição sucinta das razões pelas quais opta por exercer as atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, considerando as atribuições  elencadas nos  Parágrafos 1º e 2º do Artigo 1º e Artigos 3º e 4º da Resolução SE 41/2017.
2 - realização de entrevista individual, com a participação do Diretor da Escola selecionada;
3 - análise de certificados de cursos ou comprovação de participação do docente em ações ou projetos relacionados aos temas  à Proteção Escolar, tais como mediação de conflitos, Justiça Restaurativa, bullying, articulação comunitária, entre outros.
V- Caberá à Diretoria de Ensino:
I – receber e ratificar os documentos apresentados ;
II – avaliar e classificar, por meio da Comissão Regional responsável pelo processo de atribuição de classes e aulas, os docentes devidamente inscritos para atuarem como Professor Mediador Escolar e Comunitário , entrevistando-os  e selecionando-os, mediante  avaliação do perfil apresentado  e necessidade, ouvidas as equipes gestoras das respectivas escolas indicadas
 
  
VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
- A Diretoria de Ensino divulgará em data oportuna, a lista dos professores  credenciados para o exercício  das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário.
- A  Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar organizará, anualmente , pelo menos 5 ( cinco)  orientações  técnicas  descentralizadas de formação, planejamento e avaliação,  com os Professores Mediadores Escolares e Comunitários, em exercício nas respectivas diretoria de ensino , com uma carga horária  de,  mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) horas de atividades diárias. - Os docentes selecionados para o exercício das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário serão capacitados e observarão, no desenvolvimento dessas atribuições, metodologia de trabalho a ser definida por esta Pasta, estando previstas as seguintes atividades de supervisão e formação em serviço:- apresentação de relatórios sobre as atividades desenvolvidas, para análise e discussão pela equipe gestora da escola e pelos responsáveis pela Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar; - participação em cursos e Orientações Técnicas centralizadas e descentralizadas.
 - Dados não constantes neste edital serão definidos posteriormente pelos órgãos superiores e por eventuais legislações que venham a vigorar após a publicação deste;
- Casos omissos serão analisados pela Gestão Regional e pela Comissão de Atribuição de Classes/Aulas da Diretoria de Ensino.
 
Jaú, 13 de novembro de 2017.
 
Carla Matar Karam
Rg  22.646.438-6
Dirigente Regional de Ensino da Região de Jaú


Comunicado ou Edital lida 393 vezes