Logo Diretoria de ensino Regiao Jau Governo do Estado de Sao Paulo
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimulá-lo a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Para isso, conheça o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (Formação pela Escola), realizado em parceria com estados e municípios.  

O QUE É O FORMAÇÃO PELA ESCOLA?
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
 

QUEM PODE PARTICIPAR?
Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação - CMM; Conselho Escolar - CE; Conselho de Alimentação Escolar - CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb -CACS/Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.
 

COMO É O FORMAÇÃO PELA ESCOLA?
O Formação pela Escola é composto atualmente pelos seguintes cursos: Competências Básicas, PDDE, PTE, PLi, Pnae, Fundeb, Controle Social, Siope e Censo Escolar da Educação Básica - Sistema Educacenso. Cada curso possui carga horária entre 40/60h, com previsão de 8 horas para encontros presenciais (definidas pela tutoria), desde que sua conclusão não exceda o prazo de 45 dias.
 

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO E A CERTIFICAÇÃO DO CURSO?
A avaliação ocorre de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor. Caso seja obtido aproveitamento satisfatório, o certificado de conclusão do curso é concedido ao cursista.
 

QUAL É O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO?
O curso conta com material didático em versão eletrônica, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Esse material é composto por Caderno de estudos, Caderno de atividades e vídeos que auxiliam o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas.
 

QUE APOIO TEM O PARTICIPANTE DURANTE O CURSO?
O cursista é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem realizado pelo tutor do Formação, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico. Além disso, o Programa conta com a equipe gestora estadual ou distrital, que monitora e avalia as atividades de tutoria e os resultados de execução após o curso.
 

COMO É FEITA A INSCRIÇÃO?
Para os municípios próximos à Jaú, as inscrições serão feitas através de formulário de pré-inscrição disponibilizado on-line; após preencher assim que montarmos uma turma do curso que você indicar entraremos em contato para efetivar a matricula. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas ofertadas, usaremos como critério a opção de escolha e a ordem de inscrição.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO
 
QUANDO OS CURSOS SÃO OFERTADOS?
O calendário é disponibilizado pela tutoria municipal no momento da confirmação da matrícula.
Os cursos são ofertados em períodos bimestrais durante todo o ano:

 
1º período - janeiro e fevereiro 2º período - março e abril
3º período - maio e junho 4º período - julho e agosto
5º período - setembro e outubro 6º período - novembro e dezembro

 
FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Participar do Formação pela Escola é integrar uma rede de cidadãos que têm papel fundamental na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação. O resultado esperado é a melhoria do desempenho dos programas e ações do FNDE em todo o território nacional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).
Saiba que o acompanhamento das ações e dos programas financiados pelo FNDE, somados ao Projeto Pedagógico da escola, ao Plano de Desenvolvimento da Educação e ao Plano de Ações Articuladas dos entes federados podem transformar a educação em nosso País.
CURSOS QUE SERÃO OFERTADOS 
 
Competências Básicas
Carga horária: 60h
Disponibiliza informações sobre as políticas públicas executadas pelo governo federal na área da educação, o financiamento e o papel do FNDE no apoio e na efetivação dessas políticas.
Fundeb
Carga horária: 60h
Traz a concepção do Fundo como uma política pública de financiamento da educação capaz de promover a equalização na distribuição de recursos, reduzir as desigualdades, contribuir para a universalização da educação e valorizar os profissionais da educação.
Programas de Transporte do Escolar (PTE)
Carga horária: 40h
Abrange temáticas relacionadas à implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar, ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas.
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Carga horária: 60h
Apresenta o PDDE como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de educação básica, visando fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa.
Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso
Carga horária: 60h
Capacita profissionais da educação, conselheiros e cidadãos para o correto preenchimento, acompanhamento e controle social das informações do Censo Escolar da Educação Básica..
Controle Social
Carga horária: 40h
Orienta o exercício da cidadania e atuação do cidadão como conselheiro para o uso adequado dos recursos públicos da educação no Brasil.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)
Carga horária: 60h
Apresenta este sistema eletrônico, que promove a coleta, o processamento, a disseminação e o acesso público às informações referentes aos investimentos públicos em educação.
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)
Carga horária: 60h
Engloba questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil, ao papel do nutricionista e às responsabilidades em relação à conservação dos alimentos. Aborda, ainda, a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social.
Programas do Livro (PLi)
Carga horária: 40h
Estimula os processos cooperativos de operacionalização dos Programas do Livro, favorece a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública.


     
Compartilhar: